10 chás que ajudam a emagrecer

Eu adoro chás! Principalmente no frio, para aquecer. Mas, como toda boa gaúcha que gosta de chimarrão, me acostumei a tomar bebidas quentes também no calor. Além do café, que é meu vício, o chá também faz parte da minha rotina alimentar. E, claro, tem as versões geladas que são uma delícia no verão! E dá pra incrementar ainda com limão, laranja, pêssego… Fica ótimo! Gostoso, saudável e magrinho.

gif-cha.gif

Sempre me interessei muito por assuntos relacionados à saúde e bem-estar, incluindo a alimentação. Para vocês terem uma ideia, parei de tomar refrigerante aos 13 anos e só tive duas recaídas: uma vez para experimentar um novo lançamento da Fanta, que era uma mistura com vários sabores e fiquei bem curiosa (por sinal lembro que não gostei, achei enjoativo) e outra no estádio do Grêmio, num dia de muito calor. Lembro que aguentei o máximo de tempo que consegui esperando um vendedor com água, mas só passava refrigerante, aí sucumbi…

Pois bem, não lembro ao certo quando descobri o chá verde, mas acho que faz bem uns dez anos ou até mais que ele faz parte da minha alimentação. Todo dia, após o almoço, tomo uma xícara de chá verde. No começo, tomava com adoçante. Hoje, tomo puro. E me sinto muito bem. A sensação é que ele faz uma limpa mesmo no organismo. Já experimentei outros, como chá branco, chá vermelho e o próprio chá preto, que também adoro, mas o chá verde acabou virando meu ‘pretinho básico’ dos chás. Pra variar, às vezes opto pelas versões chá verde com gengibre, com limão, com laranja… (só chá verde com abacaxi que não gostei nem um pouco).

cha-emagrecimento

O chá verde é o mais famoso do time dos chás que auxiliam na perda de peso. Mas há outros tipos que também cumprem muito bem esta função e merecem nossa atenção. Veja aqui 10 opções de poderosos chás que ajudam no emagrecimento e escolha o seu preferido:

Chá branco
É rico em cafeína, substância que auxilia na eliminação de sódio e toxinas em excesso do organismo. Por essa razão, o chá branco é conhecido pela sua ação diurética, diminuindo o acúmulo de substâncias nocivas à saúde e reduzindo o peso corporal, principalmente das áreas que incham facilmente.

Chá preto
Assim como o chá branco, o chá preto também possui altos índices de cafeína. Sendo assim, acelera o metabolismo no corpo e, consequentemente, favorece a eliminação do acúmulo de líquido. Desincha o corpo e o melhor: tem poucas calorias. A dica é consumir o chá preto depois das refeições, com exceção do jantar (a não ser que a ideia seja ficar acordado!).

Chá verde
Também possui muita cafeína, pois passa pelo mesmo processo que o chá preto. É conhecido pelo seu poder antioxidante, sendo capaz de desintoxicar o organismo por completo. Beba após as refeições, mas evite o consumo noturno para não atrapalhar o sono.

Chá de hibisco
O chá de hibisco é um dos queridinhos das dietas. Promove ação diurética, digestiva, laxativa e termogênica. Melhora também a saúde do sistema gastrointestinal e é um antidepressivo natural. Possui sabor suave, diferente de outros chás de ação diurética e antioxidante. Atenção: mulheres grávidas devem evitar o chá de hibisco, pois pode provocar aborto espontâneo. Na dúvida, fale com um nutricionista!

Chá de gengibre com limão
Este chá funciona como metabolizante, auxiliando o corpo a queimar calorias. Para se beneficiar com a bebida, siga alguns passos. Primeiramente, esquente uma xícara de água e antes de entrar em ebulição adicione uma rodela de gengibre. Deixe por cinco minutos, depois coe e esprema o limão na bebida.

Chá de abacaxi
Reduz o apetite, proporciona saciedade, é termogênico e diurético. Ele desintoxica e ajuda a emagrecer. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o chá de abacaxi é feito com as cascas da fruta fervidas em água. Essa bebida ajuda o corpo a desinchar, diminuindo a retenção de líquidos do corpo. Além disso, o chá de abacaxi é capaz de melhorar o funcionamento do corpo, principalmente do trato digestivo.

Chá de cavalinha
Promove uma limpeza natural no organismo, através da sua ação diurética, eliminando as substâncias que são nocivas à saúde humana. Também é responsável pela expulsão do líquido que fica retido nos tecidos corporais, provocando o inchaço no corpo. Para fazer o chá, use 500 ml de água para cada duas colheres de sopa da erva.

Chá de amora
Bebida ideal para combater a retenção de líquido com mais sabor. Além de ter um gostinho peculiar, é capaz de desinchar o corpo, promovendo leveza para quem o consome. Para prepará-lo, ferva um litro de água e em seguida adicione cinco folhas de amora. Espere a mistura descansar por cinco minutos e pronto!

Chá de carqueja
Com poder laxativo e diurético, é ideal para quem deseja eliminar a retenção de líquidos e ficar de bem com a balança. É bastante amargo, então, para melhorar o sabor, você pode acrescentar mel ou gotas de limão.

Chá de casca de maçã e canela
Tem um gostinho bem saboroso e um aroma agradável. É considerado um ‘queimador de gordura’ natural e pode auxilias nos processos do corpo. Para tal, lave bem as cascas de quatro maçãs bem vermelhas e leve ao fogo juntamente com meio litro de água e dois paus de canela. Em seguida, espere ferver por 15 minutos. Após o tempo determinado, coe e aguarde esfriar. Depois, é só tomar e aproveitar os benefícios dessa bebida.

Beba o chá diariamente para usufruir de seus benefícios, mas sem exageros! Lembre-se: tudo que é demais… É demais!!! Se você tiver alguma condição especial de saúde, como pressão alta, por exemplo, consulte antes um médico ou nutricionista. Aproveite também para dar o seu toque especial no chá: acrescente limão, laranja, canela ou o complemento de sua preferência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s