Quer manter uma rotina saudável? Saiba o que fazer agora mesmo!

Manter uma rotina saudável é mais fácil do que parece. “Pequenas mudanças geram grandes resultados”. Já ouviu esta frase? Quando o assunto é vida saudável é a mesma coisa! Pequenas modificações na sua rotina e a inclusão de alguns hábitos simples são capazes de gerar efeitos surpreendentes no seu bem-estar. Confira a seguir algumas sugestões para você viver melhor:

Comece a ter uma rotina saudável antes mesmo de sair da cama

Você costuma acordar com o som do despertador? Experimente acordar apena com a vibração do celular. Quando nos aproximamos do nosso horário habitual de acordar, o corpo fica mais atento aos estímulos externos e só a vibração do aparelho celular costuma ser suficiente para nos fazer despertar, além de ser bem menos estressante. Se você acha arriscado, escolha uma música suave para despertar ao invés de um som estridente. Acredite: você vai acordar melhor.

Outro hábito simples e com efeito poderoso é o de se espreguiçar. Etá comprovado que o corpo e o cérebro levam tempos diferentes para despertar e o ato de se espreguiçar ajuda a equilibrar o ritmo dos dois. Quando você se espreguiça, lubrifica as articulações e libera endorfinas, aumentando a sensação de bem-estar. Apenas cinco a dez minutinhos se espichando na cama já são suficientes para você ter mais disposição no seu dia!

Tatiana-20180215-184

Espreguiçar-se faz parte de uma rotina de vida saudável.

 

Alimente-se bem

Ao acordar, adquira o hábito de tomar uma xícara de água morna com meio limão em jejum. Essa poderosa mistura limpa o organismo e ativa o metabolismo do corpo.Não se assuste se, nos primeiros dias, você sentir um certo desconforto gastrointestinal. Isso acontece justamente por causa dessa limpeza no estômago e intestino, mas os efeitos desagradáveis costumam desaparecer ainda na primeira semana. Espere entre 10 e 15 minutos para fazer a primeira refeição.

Tome café da manhã. Sempre! Certamente você já ouviu que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e é mesmo! Afinal, é a primeira refeição após um longo período em jejum, essencial para nutrir o corpo. Lembre-se de consumir frutas, cereais integrais e .proteína. E cuide com o açúcar no café ou mesmo cereais matinais. Se não der pra tirar de uma vez, diminua a quantidade.

Ao longo do dia, lembre-se de beber água, este é um hábito que todos devem adotar. Uma forma simples de fazer isso é estar sempre com um copo ou garrafinha de água à mão. Quando sair de casa, lembre-se de levar a garrafinha dentro da bolsa, assim fica mais fácil de seguir a orientação. Manter o corpo hidratado é essencial para o seu bom funcionamento.

Escolha o melhor exercício para você

Para incorporar o exercício na rotina, é fundamental escolher uma modalidade que se adeque às características e gostos do praticante, isso vai evitar que você desista após começar. Ir a pé ao trabalho, descer um ponto de ônibus antes do destino, subir as escadas ao invés de pegar o elevador são pequenas atitudes que ajudam a alcançar os 30 minutos diários de exercício que os especialistas recomendam. Mas existem outras alternativas bastante divertidas!

Uma aula de dança, por exemplo, faz bem não apenas para o corpo como também para a vida social, já que, nestes lugares, é comum os colegas saírem juntos para praticar. O mesmo acontece nas academias, que estão cada vez mais inovando em aulas e modalidades diferenciadas que fogem à monotonia da musculação e ainda promovem maior interação entre os alunos. Prepare-se para receber convites para happy hours e eventos fora da academia, que também vão turbinar sua vida social.

Se for difícil colocar tudo em prática de uma vez, escolha apenas uma coisa e comece já! Depois que virar rotina, acrescente mais um bom hábito e assim por diante. Mudar hábitos leva tempo e a construção de uma rotina saudável deve ser feita de forma consciente e leve. Caso contrário, vira estresse e aí de nada adianta.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s