Dica pra pôr ordem na vida!!!

Não sei vocês, mas eu fico doidinha quando deixo alguma coisa pendente rsrs… Pior que geralmente acaba virando uma bola de neve, né, tudo atrasa depois! Que tal aproveitar o começo da semana, o começo do mês para organizar as coisas? Planejar e… REALIZAR!
Revisando minhas anotações, achei essa lista com 12 passos para a realização de nossos planos que vou compartilhar com vocês:
1. Projete o tempo – Eu gosto de usar uma agenda, me ajuda a visualizar as tarefas, estabelecer prioridades e ir marcando cada um dos itens que vou finalizando.
2. Entenda a situação atual – Sabe aquele ditado: Se não puder fazer tudo, faça tudo que puder. É essa ideia: faça um planejamento realista a partir da sua atual situação. Não adianta ficar sonhando com uma situação ideal para agir. Comece com o que tem!
3. Faça autoavaliação: alinhamento das percepções sobre si e outros – Autoanálise é muito importante. Apenas quando aprendemos a reconhecer nossas falhas e fraquezas é que podemos tomar atitudes conscientes para mudá-las.
4. Compartilhe seu diagnóstico (veja se os outros pensam assim também) – É importante ouvir o que os outros pensam sobre você. Às vezes passamos uma imagem diferente da que imaginamos ou queremos passar.
5. Seja conciso: cuidado com a quantidade de ações, pois se falhar em uma pode desanimar e desistir. – Vá aos poucos, um passo de cada vez. É mais fácil permanecer animado quando você sente que está avançando. Se comprometer com várias coisas ao mesmo tempo tira o foco e é provável que muitas dessas coisas fiquem pela metade…
6. Desdobre seus objetivos em plano de ação detalhado – Coloque no papel passo a passo do que você precisa fazer para alcançar seus objetivos. Lembre-se de colocar data também! Afinal, se não tiver data para acontecer, é bem possível que não aconteça.
7. Seja objetivo: metas concretas e tangíveis – De novo: seja realista, coloque objetivos de acordo com a sua capacidade atual. Aí, assim, você vai avançando.
8. Escreva e revise o plano de trabalho de tempos em tempos – Fatos novos surgem a todo instante. Coisas mudam, pessoas também. Revise seu plano de trabalho para ver se continua de acordo com seus objetivos e se as ações escolhidas continuam sendo as mais indicadas.
9. Compartilhe: quem será ‘cúmplice’ nesta tarefa? – Converse com pessoas de confiança sobre seus planos. É mais fácil nos comprometermos de fato com alguma coisa quando compartilhamos este comprometimento com alguém. É quase como se tivesse uma cobrança ‘extra’, sabe? Dá resultado!
10. COMECE! Tenha iniciativa para começar a mudança que você deseja ver na sua vida. – Preciso dizer mais? Rsrs… Se não começar, não vai acontecer! Simples assim.
11. Comemore todas as conquistas! – isso ajuda muito a manter a motivação.
12. Seja FLEXÍVEL: se perceber que as coisas não andam como planejado, faça um plano B! – Ou “C” ou “D”… Não deposite todas as suas fichas apenas em uma coisa, principalmente se é uma coisa incerta que não depende só de você. Esteja aberto a novas possibilidades. As oportunidades surgem a cada momento, só temos que estar atentos e dispostos a abraçá-las. 😉